​"O curso pretende fornecer oportunidades para o desenvolvimento e implementação de equipas interdisciplinares na prestação de cuidados integrados onde a saúde psicológica/comportamental e física são aliadas."


Maria Graça Pereira, professora e coordenadora do curso "Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde", inserido no projeto Aliança (PRR/NextGenerationEU), aponta as razões que levaram ao lançamento da 2ª edição do curso, destacando o impacto que a formação poderá ter nos seus estudantes.


1. Agora que se está a preparar a 2ª edição do curso "Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde", que balanço faz da 1ª edição? O que se destaca?

Penso que a 1ª edição foi a primeira oportunidade para testarmos os conteúdos programáticos e a sua aplicação aos diferentes contextos de saúde dos formandos. Nesta segunda edição, acrescentamos outros aspetos ao programa com base nas necessidades transmitidas pela edição anterior. A 1ª edição foi muito bem recebida e os conteúdos considerados pertinentes e passíveis de serem implementados nos diferentes contextos de saúde. Os formandos destacaram a oportunidade de aplicarem o que aprenderam na sua prática profissional, considerando os recursos da sua instituição.


2. Que razões levaram a avançar para uma 2ª edição deste curso?

O aumento das doenças crónicas e dos problemas de saúde mental/comportamental da população portuguesa, agravados com a pandemia do Covid-19, reforçaram a necessidade de oferecer uma abordagem integrada biopsicossocial, baseada na evidência, tendo sido este o mote do presente curso. Além disso, o envelhecimento da população associado a uma maior dependência funcional exige cuidados de saúde próximos do indivíduo, ou seja, centrados na pessoa. A abordagem integrada na prestação de cuidados responde a este desafio e permite também reduzir o estigma associado à saúde mental quando esta se encontra disponível no mesmo local onde o utente tem acesso aos cuidados de saúde. Uma outra vantagem do modelo integrado, é o acesso aos serviços psicológicos especialmente para a população carenciada e constitui uma oportunidade para aceder a intervenções breves com o objetivo de minorar o distress físico e psicológico associado à doença no geral e, em particular, às doenças crónicas. Outro aspeto importante da abordagem integrada é a possibilidade de envolver mais as famílias/cuidadores, na própria equipa de saúde já que são elementos fundamentais na prestação de cuidados. Aliás, os vários estudos revelam que são os próprios utentes e cuidadores que preferem a abordagem integrada nos cuidados de saúde.

Assim, e tendo em conta o entusiasmo com que a 1ª edição foi recebida, esta 2ª edição pretende oferecer uma nova oportunidade de formação na abordagem integrada nos cuidados de saúde, tendo por base a educação interprofissional em saúde.


3. Que objetivos se pretendem alcançar com esta formação e que impacto terá para os seus estudantes?

O curso pretende fornecer oportunidades para o desenvolvimento e implementação de equipas interdisciplinares na prestação de cuidados integrados onde a saúde psicológica/comportamental e física são aliadas. Espera-se que os profissionais de saúde possam desenhar e, na medida do possível, implementar nos serviços onde atuam a abordagem integrada. Além disso, a formação inclui o treino de competências na prática colaborativa no sentido de promover o bem-estar e qualidade de vida dos utentes, cuidadores e profissionais de saúde.


4. Como valoriza o factos de os alunos do curso poderem ver reconhecido o seu mérito, mediante a atribuição de uma bolsa?

A bolsa, além de ser um incentivo financeiro, é também um reconhecimento que premia o trabalho do formando, o motiva a inscrever-se, e a investir na sua própria formação profissional.


A formação "Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde" está inserida no Programa Educativo 'Saúde e Bem Estar' do Projeto Aliança de Pós-Graduação (PRR/NextGenerationEU).