"Esta formação especializada permite dar competências e ferramentas aos vários profissionais de saúde que direta ou indiretamente trabalham com utentes/doentes e permite uma avaliação bio-psico-social, não só focada no problema/tratamento, mas a visão do doente como um todo."
Fabiana Viana, profissional no âmbito do Serviço Social e estudante do curso "Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde", desenvolvido pela Escola de Psicologia da UMinho, partilha o seu testemunho sobre esta experiência.
1. Porque decidiu participar neste curso de pós-graduação não-conferente de grau?
Decidi participar neste curso primeiramente por me identificar com a abordagem integrada, e porque, na minha prática profissional, integro uma equipa multi e interprofissional que tem sempre como foco o doente e, sem dúvida, que esta formação veio permitir-me reavivar conteúdos, aprender novos, treinar competências e assim melhorar a minha prática, e permitiu certificar-me formalmente do que, na prática, já faço há 13 anos.
2. Sente que os conhecimentos que adquiriu no curso terão impacto no seu futuro profissional?
Esta formação voltou a despertar o meu "pensamento fora da caixa", na aquisição de competências e ferramentas para uma avaliação bio-psico-social, não só focado no problema/tratamento, mas cada vez mais centrada na visão do doente como um todo, na procura ativa de soluções, centrada nos fatores psicossociais determinando a reabilitação, a readaptação com vista à reintegração dos doentes no seu meio habitual de vida, com qualidade e suporte adequados.
3. As bolsas de mérito que os alunos podem obter parecem-lhe motivadoras e importantes?
No meu caso específico não me inscrevi contando com a possibilidade de receber bolsa de mérito, mas sim pelo conteúdo da formação. Mas não posso deixar de enaltecer a possibilidade de atribuição de uma bolsa de mérito, pois, sem dúvida, é um incentivo.
4. O que diria a alguém que se está a pensar candidatar a este ou outros cursos semelhantes?
Diria que esta formação especializada permite dar competências e ferramentas aos vários profissionais de saúde que, direta ou indiretamente, trabalham com utentes/doentes e permite uma avaliação bio-psico-social, não só focada no problema/tratamento, mas a visão do doente como um todo.
Que a abordagem integrada fortalece o trabalho em equipa multi e interprofissional, mostrando que não podemos trabalhar em "pirâmide", mas sim de forma horizontal entre todas as áreas de intervenção/atuação, pois todos somos importantes independentemente da sua categoria profissional, em que o principal objetivo da nossa abordagem/atuação é o bem-estar do doente/utente.
A formação "Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde" está inserida no Programa Educativo 'Saúde e Bem Estar' do Projeto Aliança de Pós-Graduação (PRR/NextGenerationEU).