"Esta formação pretende dotar os enfermeiros especialistas de competências teóricas e habilidade técnicas especializadas no âmbito do Planeamento Familiar e Contraceção que lhes permitam cuidar a mulher inserida na família e comunidade durante o período pré concecional."
Maria de Fátima Martins, professora e coordenadora do curso "Planeamento Familiar e Contraceção", inserido no projeto Aliança de Pós-Graduação (PRR/NextGenerationEU), aborda as mais-valias da formação, destacando o impacto que esta terá nos seus participantes.
1. Como surgiu a ideia deste curso?
Este curso surgiu com base na auscultação do tecido social, concretamente na identificação das necessidades dos enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica em obter uma formação especializada teórica e prática atualizada na área de planeamento familiar e contraceção e, ainda, à luz de políticas, orientações, recomendações e diretrizes internacionais que salientam a importância do papel destes profissionais na melhoria da qualidade da assistência em saúde no campo da Saúde Sexual e Reprodutiva.
2. Que objetivos se pretendem alcançar com a formação e que impacto terá para os seus estudantes?
Esta formação pretende dotar os enfermeiros especialistas de competências teóricas e habilidades técnicas especializadas no âmbito do Planeamento Familiar e Contraceção que lhes permitam cuidar a mulher inserida na família e comunidade durante o período pré concecional, planeando e implementando intervenções de promoção da regulação da fecundidade e da fertilidade, incluindo o treino de intervenções de rastreio e de diagnóstico da situação de saúde da mulher, aconselhamento contracetivo e aplicação e remoção dos métodos contracetivos de longa duração (LARCs), com base na melhor evidência científica disponível, em padrões internacionais aceites neste âmbito, adotando estratégias promotoras de um ambiente seguro. Deste modo, esta formação permitirá uma maior autonomia e segurança dos formandos na tomada de decisão baseada na evidência âmbito do Planeamento Familiar e Contraceção e, consequentemente, uma maior satisfação no exercício profissional. Paralelamente, o reforço e aprofundamento destas competências contribui para reconhecimento e delimitação dos campos profissionais da saúde para a melhoria da qualidade da assistência em saúde que se pretende mais compreensiva, integradora, culturalmente sensível e eficaz.
3. Numa frase, como descreve a mais-valia deste curso?
A mais-valia deste curso centra-se no reforço e desenvolvimento das competências autónomas do enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétrica, de modo a torná-lo um elemento indispensável nas estratégias e políticas de promoção de saúde e dos direitos reprodutivos das pessoas, nas respostas às necessidades de saúde atuais e na remoção de barreiras na acessibilidade aos cuidade de saúde no âmbito do Planeamento Familiar e Contraceção.
4. Que fatores distintivos é possível apontar?
Na nossa perspetiva, existem diversos fatores distintivos:
- Esta formação, com 12,5 ECTS, é um curso creditado pela Universidade do Minho, de nível de especialização, aprovado e financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência português e apoiado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras, que possibilita a valorização e o reforço da autonomia e o reconhecimento profissional dos enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.
- O formato b-learning permite o desenvolvimento de Competências Autodidatas.
- A flexibilidade de horário (carga horária semanal reduzida) possibilita conciliar atividade letiva e laboral.
- A possibilidade de acompanhamento personalizado (20 estudantes) por equipa de docentes peritos na área.
- A estrutura do curso, maior percentagem de horas dedicadas à componente prática, quando comparados com cursos semelhantes.
- A atribuição de bolsas de mérito, com a possibilidade de redução de parte ou totalidade dos encargos económicos dos estudantes.
A formação "Planeamento Familiar e Contraceção" está inserida no Programa Educativo 'Saúde e Bem Estar' do Projeto Aliança de Pós-Graduação (PRR/NextGenerationEU). As inscrições decorrem até dia 18 de janeiro de 2024. Submeta a sua candidatura aqui.