Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinho e BySteel criam curso sobre tecnologia de fachadas Voltar

quinta-feira, 9.6.2022 - segunda-feira, 20.6.2022  
Fachadas
Candidaturas encerradas. Resultados conhecidos a 21 de junho.

A Universidade do Minho (UMinho), através da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura, Arte e Design, e em parceria com a empresa bysteel, lança o curso de formação especializada em “Tecnologia de Fachadas e Envolvente de Edifícios”. Esta formação foi criada no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho, projeto que se apresenta com um portefólio de 112 novos cursos de curta duração desenhado em estreita cooperação com empregadores da região. As candidaturas estão abertas de 9 a 20 de junho/13h (prazo prorrogado). Esta formação centra-se no desenvolvimento do conceito, do projeto, do cálculo, da produção, da instalação e da manutenção de fachadas de edifícios complexos, contribuindo para a consolidação e inovação no setor das fachadas. Pretende dar resposta à procura cada vez maior de profissionais com conhecimento especializado na área do projeto e da construção de fachadas, bem como à escassez de formações avançadas neste âmbito, quer em Portugal, quer na Europa. O curso abordará temáticas relacionadas com tecnologia de fachadas e envolventes de edifícios tais como aspetos legais, gestão da qualidade e eficiência energética, térmica e acústica; luz, energia e proteção solar na envolvente de edifícios; materiais, fabrico e componentes estruturais e não estruturais em fachadas, fabricação, instalação, operação e manutenção de fachada e incluirá ainda um estágio em Projeto de Fachadas O curso, integrado no programa educacional “Arquitetura e Ambiente Construído”, será lecionado no campus de Azurém, em Guimarães, de 1 de julho e 17 de dezembro de 2022, com interrupção entre 23 de julho e 1 de setembro em regime modular (semi-intensivo), à sexta-feira (tarde) e sábado (manhã) [horários a divulgar oportunamente], num total de 360 horas/40 ECTS, por professores da Escola de Engenharia, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho e por especialistas da bysteel.

O curso, que conta ainda com a participação na partilha de conhecimento de várias entidades do tecido empresarial e associações de diferentes posicionamentos da cadeia de valor, destina-se a profissionais do setor como projetistas, diretores de obra, diretores de fiscalização, construtores e consultores – e de uma forma geral a detentores de grau de licenciado nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil (ou similar) com interesse pelas tecnologias de fachadas e envolvente de edifícios.

Com uma taxa de frequência na ordem dos 1600€, o curso está, contudo, abrangido pelo programa de Bolsa das Aliança, que visa a promoção da excelência no processo de aprendizagem a par do apoio financeiro aos profissionais-estudantes, e que usa o mérito como critério para a decisão sobre o montante a atribuir a cada estudante. Dessa forma, os alunos que concluam esta formação são elegíveis para bolsas de estudo, cujo valor estará indexado à classificação final que vierem a obter.


Mais informações sobre bolsas de estudo da "Aliança" em
www.alianca.uminho.pt/pt/bolsas.

>>> Candidaturas terminadas

Documento Anexos

Plano Curricular
Despacho RT/C-155/2021

​​​​​​​​   Plano Curricular Detalhado
Fachadas
Plano Curricular